quinta-feira, novembro 29, 2012

Filme: O Garoto de Liverpool

O Garoto de Liverpool não narra a história de um astro do rock. Narra a história de um jovem confuso e rebelde, vivendo e dividindo com seu melhor amigo sua vida conturbada, e que vira, coincidentemente, um astro do rock. É claro que, se John Lennon nunca tivesse se tornado um Beatle, não teríamos hoje o prazer de não só ouvir sua música, que é seu maior legado, mas também de assistir o filme baseado em sua vida quando adolescente.

John (Aaron Johnson, a réplica exata do ator Logan Lerman) está no ensino médio quando seu tio George (David Threlfall), com quem mora, morre. Assim, o destino tira-lhe de forma cruel seu parente mais próximo, visto que vivia com ele e com a distante tia Mimi (a incrível Kristin Scott Thomas) desde os quatro anos. E é quado John descobre o endereço da mão sobre a qual pouco sabe, de quem começa a se aproximar e a descobrir o quanto ama. É Julia Lennon (Anne-Marie Duff) que incandesce o amor do futuro Beatle pela música, e o menino que deseja ser Elvis começa uma banda.

Como eu já disse, o filme trata muito mais do menino John do que do Beatle John, e não o assista esperando ver grandes shows da banda ou algo assim. Você tem a chance de ver, por outro lado, o início do The Beatles, a entrada de Paul McCartney (Thomas Sangster) e George Harrison (Sam Bell) e a linda amizade entre John e Paul. O filme é completamente válido para aqueles que não são fãs do The Beatles, inicialmente The Quarrymen, em homenagem à escola dos então participantes da banda.

O principal assunto de O Garoto de Liverpool é o relacionamento de John com sua família. Sua história com seus pai, mãe e tia é muito triste e muito bonita também, bonita da mesma forma que é sua amizade com Paul. Julia, retratada como uma mulher inspiradora, e Mimi, como uma mulher dura, ambas têm seu lugar nessa tentativa de John de desvendar os acontecimentos de sua infância.

Eu tive a oportunidade maravilhosa de ver o filme legendado e me deleitar com os deliciosos sotaques britânicos fortes e, se quiser o meu conselho, faço o mesmo.

Mesmo que não seja, muito provavelmente, a adaptação biográfica preferida do fã de The Beatles, O Garoto de Liverpool é um filme tocante que relata, mesmo que não com tanta exatidão (afinal ninguém esteve do lado de nenhum Beatle a cada minuto de suas vidas), uma parte da vida de John Lennon que você não pode simplesmente ler na Internet. No mínimo, não com esse nível de interpretações.


Até breve,
Gih

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar suas opiniões, críticas, sugestões... Mas spans, comentários com palavras de baixo calão ou preconceituosos não vão passar na moderação, então pense antes de comentar. Obrigada!