quarta-feira, janeiro 02, 2013

Filme: As Aventuras de Pi

Desde a primeira vez que vi o trailer, estive interessada em As Aventuras de Pi. E acontece o filme se revelou bem diferente do que eu imaginava.

Quando o indiano Piscine Molitor Patel recebe em sua casa um escritor frustado em busca de uma história, concorda em contar-lhe a sua. Começa com a sua infância na Índia. Cresceu no zoológico de seus pais e foi criado como hindu. Ainda criança, entrou em contato com outras religiões, como o catolicismo e o islamismo, e narra sua reação às crenças de ambas.

No zoológico dos pais de Piscine, vulgo Pi, havia um tigre. Seu nome era Richard Parker e ele não fora domado. Assim como os outros animais, Richard Parker acompanha a família Patel na viagem de navio que os levará à sua nova vida. Mas as coisas não correm bem. 

O navio de Pi naufraga, e ele acaba num bote salva-vidas com alguns animais. Richard Parker é um deles. O convívio com o perigoso tigre, assim como toda a experiência, mudam Pi, e ele começa uma jornada que marca sua vida para sempre.

As Aventuras de Pi não é um filme como qualquer outro. É um dos mais profundos e mais bonitos, inclusive visualmente, que eu já tive o prazer de assistir e já vou dizendo desde agora que, sem dúvida, o indico.

Um dos principais temas do filme é a religião, em especial no começo. Não uma religião específica. Na verdade, não a religião, mas Deus como um todo, independente da forma como você o vê. Não é um daqueles filmes que, percebe-se, tenta te converter. Ele aceita a todos. E se você não acreditar em Deus, talvez que possa simplesmente ignorar esse lado do filme, e assistir apenas pela jornada de Pi.

Eu assisti às Aventuras de Pi em 3D, e não me arrependi. Não sou especialista, mas achei que o filme é ótimo também nesse aspecto, a ponto de me fazer fechar os olhos de surpresa quando uma viga se movia em direção aos "espectadores". Não me deu dor de cabeça.

A história é muito original e me deu vontade de ler o livro que baseou o filme. Apesar de já ter visto filmes de naufrágio, nunca tinha visto nada assim, e eu me apaixonei pelo personagem Pi, a quem já conhecemos como a nosso melhor amigo quando os créditos começam a descer. 

Como eu já disse, indico As Aventuras de Pi, mas, caso não goste do assunto religião, pode não ser o filme para você. E se gostar de ação, sendo essa uma das características que mais aprecia numa história, talvez acabe se entediando. Isso não aconteceu comigo, pois gostei dos temas tratados (religião, animais, naufrágio...) e só comecei a considerar a ideia de que alguns podem não apreciar o filme tanto quanto eu quando ouvi a minha amiga, que assistiu o filme comigo, suspirando de insatisfação. Mas acredito que a grande maioria das pessoas irá gostar do filme tanto quanto eu, e talvez chorar tanto quanto eu.

Eu indico, sem dúvida, as Aventuras de Pi, para todos aqueles que apreciarem uma história emocionante e diferente de tudo já visto.

Assista o trailer abaixo, ou no link: http://www.youtube.com/watch?v=h5nJkpEvNjE



Até mais,
Gih

2 comentários:

  1. to louco pra ver esse filme, já ouvi maravilhas dele ^^
    my recent post http://leiturae7arte.blogspot.com.br/2013/01/um-porto-seguro-nicholas-sparks.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O filme é ótimo, vale a pena ver sim!
      Beijos,
      Gih

      Excluir

Não deixe de comentar suas opiniões, críticas, sugestões... Mas spans, comentários com palavras de baixo calão ou preconceituosos não vão passar na moderação, então pense antes de comentar. Obrigada!