terça-feira, novembro 20, 2012

Esporte: Futebol Americano, NFL


Há muito preconceito ao redor do futebol americano aqui no Brasil. Sobre ele, a maioria dos brasileiros já disse ou ouviu algo como: é só um monte de caras grandes se jogando uns contra os outros. Talvez você concorde. Até um ano atrás, eu concordava.


Quando meu pai começou a assistir futebol americano, ele não entendia nada do esporte. Eu muito menos. Mesmo assim, eu assistia com ele, e aos poucos nós fomos aprendendo as regras, sem ninguém explicar. Agora, já  entendemos, torcemos pelos nossos times, e assistimos sempre que passa na televisão. 

Já podemos dizer que futebol americano não se trata de um monte de caras grandes se jogando uns contra os outros. Não só. É um esporte de estratégia. A presença de jogadores especializados para cada jogada prova isso. Como li uma vez, é um jogo de xadrez jogado na vida real por gladiadores em armaduras.

Para aqueles cujo preconceito eu consegui eliminar, vou explicar um pouco das regras. Só o básico. Para quem se interessar...

Vou explicar as regras da NFL (impedindo gafes, se pronuncia “en ef el”, não “ene efe éle”), a Liga Nacional de Futebol Americano dos Estados Unidos, a principal do país. É uma competição da qual participam trinta e seis times. Eu gosto particularmente do New England Patriots. No início da temporada (que está acontecendo nessa época) há jogos toda os domingos, segundas e quintas-feiras, transmissão no Brasil pela ESPN. Depois acontecem os playoffs, o mata-mata. A final da competição é chamada de Super Bowl. Aquele com a maior audiência da TV estadunidense. Sabe?

Bem, vamos às regras. Há a todo momento vinte e dois jogadores em campo, onze de cada time. Só haverá um quarteback (jogador que planeja as jogadas) em campo: o do time que está atacando. O objetivo desse time será chegar à endzone do outro, ou seja, no fim do campo do lado adversário. Ele terá três tentativas para avançar no mínimo dez jardas (uma jarda: quase um metro), seja correndo com a bola, seja arremessando-a. Se conseguir, terá mais três chances para outras dez jardas. Se não, ele terá que fazer uma escolha: ou chuta a bola daquele ponto para que o outro time comece sua jornada em direção à endzone adversária, ou arrisca uma quarta tentativa. Caso consiga atravessar as jardas restantes nessa quarta chance, ganhará as três tentativas para as próximas dez jardas, caso não, o outro time pegará a bola para conseguir suas próprias tentativas daquele ponto onde o time até o momento ofensor perdeu a bola.

O objetivo do time que está defendendo seu território é impedir o avanço adversário. Para isso, ele pode segurar, mas não vale chutar, puxar pelo capacete, chegar por trás ou atingir debaixo da linha do joelho. Isso é falta.

Quando um jogador consegue chegar com a bola na endzone adversária, seu time ganha seis pontos. Esse é o touchdown, seguido por uma forma de ganhar mais um (extra point, quando se chuta a bola dentro do Y, trave com o formato da letra) ou dois (mini touchdown, entrando nessa mesma endzone de uma distância de duas jardas) pontos. Mas se o time não conseguir avançar as dez jardas nas três tentativas, também pode usar a quarta num field goal, de três pontos, chutando a bola da distância em que parou dentro do Y.

Essas são as regras básicas do futebol americano, um jogo com muitas outras particularidades, é claro, mas que, sabendo apenas o que foi ensinado aqui, já dá para acompanhar perfeitamente. Não só entretém como também, sinto-me obrigada a avisar, vicia.

E, agora que você já vai entender pelo menos um pouco do que está acontecendo naqueles filmes em que jogos são mostrados, minha missão está cumprida. Gostou? Comente! Pode fazer perguntas, críticas, sugestões, o que quiser! A casa é sua.

Espero que tenham gostado! Até mais!
Gih

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar suas opiniões, críticas, sugestões... Mas spans, comentários com palavras de baixo calão ou preconceituosos não vão passar na moderação, então pense antes de comentar. Obrigada!