terça-feira, janeiro 15, 2013

Filme: Sombras da Noite

Sombras da Noite reúne um talentoso elenco e um renomado diretor. Johnny Depp, Eva Green, Michelle Pfeiffer, Chloë Moretz, Helena Bonham Carter e outros ótimos atores dirigidos por Tim Burton. Com todos esses grandes nomes, é difícil saber o que deu errado.

Ainda criança, Barnabás Collins (Depp) muda-se de Liverpool com os pais, rumo ao Novo Mundo. No Maine, o negócio da família cresce e os Collins tornam-se uma poderosa família. Tudo muda quando Barnabás parte o coração da devotada Angelique Bouchard (Green), que é, na verdade, uma bruxa. Ela não só assassina os pais de Barnabás, como também sua amada, Josette (Bella Heathcote). Em seguida, transforma-o num vampiro e incita a população a enterrá-lo vivo. Em seu caixão, permanece por duzentos anos.

Libertado acidentalmente por um grupo de operários nos anos '70, o vampiro retorna à mansão dos Collins pouco depois da chegada de Victoria Winters (Heathcote), a nova governanta extremamente semelhante a Josette. Depois que Barnabás revela à dona da casa Elizabeth Collins sua condição de vampiro, ela permite que ele fique contanto que guarde segredo quanto tudo relativo à sua imortalidade. E assim ele o faz. Passa então a conviver com Elizabeth; seu marido Roger (Jonny Lee Miller); Carolyn (Moretz), a filha rebelde do casal; David, o sobrinho órfão. Desde a morte da mão desse último, a dr. Julia Hoffman tem  morado com a família e sido sua psiquiatra. O único problema é que ela reserva o hábito de beber demais...

E, já ruins estão as coisas, tudo piora! Barnabás descobre que Angelique, sua amaldiçoadora, ainda vive, e lidera o mercado em que trabalha sua família. Cabe a ele fazer mais uma vez prosperar sua família decadente e derrotar a bruxa que arruinou sua existência.

Talvez tenha sido o roteiro. Ou talvez seja mesmo o início da decadência de Tim Burton, como dizem por aí. Para saber com certeza, só mesmo assistindo seu trabalho seguinte, Frankenweenie. O farei assim que sair em DVD, mas, enquanto não sai, só me resta analisar Sombras da Noite

A história é fraca. Essa é a verdade. Por mais que ele tenha se baseado numa novela dos anos '60, ele tinha liberdade para fazer o que desejasse, e oportunidade, tendo contratado um grande elenco. Mas ele não soube dirigi-lo e não explorou seus talentos. Enquanto a atuação da eterna Morgana de Camelot, Eva Green, revelou-se exagerada em todos os aspectos, a maravilhosa Michelle Pfeiffer ficou apagada, por exemplo. 

Inconsistência. Foi o que ocorreu. Uma grande quantidade de personagens é aceitável. Na verdade, de forma alguma ruim. Mas uma grande quantidade de personagens importantes exige muita habilidade na hora de tratar de cada um deles. E aí Burton errou. Não era possível identificar os principais. Certo, Barnabás era o protagonista. Mas alguém haveria de ser o coadjuvante principal.

Logo no início, imaginava-se que esse papel caberia a Victoria, ou então, Vicky, quando ela era ofuscada por Elizabeth. Então Anglique assumia uma posição de destaque e logo a dr. Hoffman vinha em seu lugar. Fiquei tentando entender em quem deveria prestar mais atenção.

Numa novela, tudo isso daria certo, os diversos personagens, a importância de cada um... Deve ter dado, nunca a assisti. Mas no filme, simplesmente não deu.

E, apesar de tudo isso, acho que Moretz se saiu muito bem no papel de Carolyn. Ela compreendeu a personagem e a incorporou.  O mesmo diz-se de Carter. Também não há como criticar Pfeiffer, mesmo que, como já disse, ela não tenha sido bem utilizada. Já Depp não atuou mal, mas Sombras da Noite não foi, sem dúvida, o ponto alto de sua carreira.

Algo que não entendi em Sombras da Noite foi a decisão de fazê-lo um filme com classificação indicativa. Não indicado para menores de quatorze anos, e eu vejo por que. O que eu não vejo  é o que impediu Burton de tirar uma fala aqui e ali, amenizar uma ou duas cenas, e pronto! Classificação indicativa livre. O público de dez a treze anos teria apreciado muito mais o filme do que o de quinze a dezessete. E não digo isso como um insulto, só acho que dessa forma se adaptaria melhor à proposta.

E agora sobre o roteiro em si... Que tristeza. Ações despropositadas, além de falta de naturalidade nos diálogos. Em alguns momentos a impressão passada foi a de que, para a história se desenrolar, certas coisas deviam acontecer, e se elas não pudessem ser encaixadas de modo inteligente, que acontecessem de uma forma ou de outra, não importa como.

Tratarei também da aparição de Alice Cooper. Não sou uma fã fiel nem nada, mas gosto dele. Porém as circunstâncias sob as quais ele apareceu eram totalmente descabidas. Para evitar dar spoilers, não poderei dizer do que se trata, mas ocorreu toda uma comoção, um grande acontecimento, sem motivo algum, e a única explicação que posso dar é que estivessem tentando encaixar um lugar para Cooper aparecer. E o fizeram muito mal.

Mas se há realmente algo a elogiar no filme são os figurinos, que faziam jus ao tom sombrio característico de Burton sem cair na mesmice do preto sobre preto. Algumas das roupas poderia-se usar nos dias de hoje, e seriam, com certeza, um sucesso. Na verdade, aprovei tudo relacionado à direção de arte.

E nada mais do que isso. Sombras da Noite foi a recaída de Tim Burton, e espero que esse grande diretor levante-se e rápido. Apesar dos talentosos atores, poucos foram bem utilizados. Num roteiro fraco, repleto de tentativas fracassadas de piada, é uma pena que o que poderia ter sido um ótimo filme virou apenas um motivo para desligar a TV.

ATENÇÃO! O texto abaixo contém SPOILERS. Se não quiser saber de acontecimentos importantes do filme, não leia o próximo parágrafo.

Na minha opinião, um dos acontecimentos mais desnecessários e clichês do filme foi a revelação de Carolyn como um lobisomem. O filme já estava no fim! Por que abrir uma porta como essa, um tema que exige exploração, a cinco minutos dos créditos?! E, a propósito, as circunstância de que falava, sob as quais Alice Cooper foi apresentado, era um happening. Não houve motivo para tal, e o único acontecimento importante durante todo esse "baile" poderia ter ocorrido em qualquer outro momento. Encheção de linguiça. E quanto ao coração pulsante e cor-de-rosa de Angelique, entregue a Barnabás logo antes de rachar como porcelana, ou melhor, como os vampiros de Lua Nova, sem comentários.

Veja o clipe de Sombras da Noite aqui: http://www.youtube.com/watch?v=X_973zOaSNA

Até mais,
Gih

6 comentários:

  1. realmente nao foi o melhor filme dele, nem de longe, mas eu gostei e achei engraçado de verdade. o cinema tem um forte efeito sobre mim, ja percebi isso. Um filme q pareceu mudar minha vida nas telonas, qd eu vejo na TV percebo o filme era um fiasco...não sei explica.
    Mas de verdade eu acho q valeu a pena ter assistido ^^

    bjo
    letracomasa.blosgpot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Em relação ao cinema, o que mais tem efeito sobre mim são os efeitos sonoros. Explosões e tudo o mais, quanto mais alto, mais hipnotizada eu fico.
      O filme tem seus altos e baixos. Mas vindo do Tim Burton, eu esperava mais pontos altos.
      Beijos,
      Gih

      Excluir
  2. adorei esse filme... Johnny Depp é o melhor
    my recent post garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que o Johnny Depp é o melhor não tem como discordar, mas acho que o filme deixou a desejar.
      Beijos!
      Gih

      Excluir
  3. Eu queria assistir esse filme, mas é a segunda opinião muito negativa que vejo dele! Provavelmente eu ainda vou procurar, mas certamente em um dia de ócio profundo, no qual eu precise assistir alguma coisa se não vou acabar me jogando de alguma parte só para não morrer de tédio!
    Acredito que um bom roteiro seja a alma e o coração de um bom filme. Um elenco desse, com um bom roteiro, provavelmente teria um resultado final melhor!
    Minha decepção com o Tim, entretanto, começou com o Alice dele. Acho que esperei tanto que, no final das contas, foi uma frustração sem fim!
    Já Frankenweenie ouvi dizer que era bom! Vamos orar!
    Abraço, Gih!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naiara!
      Sim, eu acho que um dia de ócio profundo é o cenário mais recomendado para assistir esse filme. Se você gosta do Tim Burton, acho legal procurar para ver se concorda com as opiniões negativas, mas gostei mais de Alice do que de Sombras da Noite.
      Vamos esperar por Frankenweenie. Não li nenhuma crítica sobre ele, mas tenho a impressão de que Burton se dá melhor com animações, então...
      Beijos!
      Gih

      Excluir

Não deixe de comentar suas opiniões, críticas, sugestões... Mas spans, comentários com palavras de baixo calão ou preconceituosos não vão passar na moderação, então pense antes de comentar. Obrigada!